Escola Municipal Ensino Fundamental Teodomiro Neto
Diretora:
Isleide
Coordenadora:
Ivana
Professoras:
Francilene Amorim
Maria das Dores da Silva
Lima
Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Turmas:
2º ano “A” e “B”
Tempo Previsto: Uma semana (07 a 11/09/13)
Semana da criança
Sequência
Didática: Livro Bruxa,bruxa venha à minha festa.
Disciplinas: Português, ciências , matemática, geografia, história, Ed. Religião e Ed.
Artes.
Habilidades a serem alcançadas:
|
Conteúdo:
|
*Escutar com atenção a leitura de
textos de diferentes gêneros e questionando,sugerindo,argumentando os turnos
de fala.
*Produzir textos oras e escritos.
*Apreciar e usar em situações
significativas os gêneros literários.
*Antecipar sentidos e ativar
conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pela professora.
*Conhecer e fazer uso das grafias
de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas(
x, gue e gui).
*Identificar semelhanças sonoras
em sílabas e conhecer que as sílabas variam quanto às suas composições.
Ter noção de substantivos simples
e compostos.
*Comparar grandezas de mesma
natureza,por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medidas adequadas (metro,regua) compreensão do processo de mediada e das características
do instrumento escolhido.
*Elaborar e resolver problemas de
estrutura divisíveis utilizando estratégias próprias como
desenho,decomposição de números e palavras.
*Identificar as partes principais
do corpo humano.
*Ler o espaço geográfico de forma
crítica através das categorias lugar, território, paisagem e regionais e / ou
nacionais), identificar os fatos históricos aos quais se referem.
*Vivenciar os eventos
comemorativos(locais, regionais, e/ou nacionais), identificar os fatos
históricos aos quais se referem.
*Confeccionar máscaras de
personagens da história em estudo.
*Conhecer
o uso de funções sociais no respeito à diversidade cultural.
|
*Leitura,produção oral e escrita
de texto(convite).
*Produção de lista com o nome dos
convidados.
*Ortografias contextualizadas:os
sons do X.
*Noções de substantivos (simples
e composto)
*Corpo Humano
*Localizando lugares no bairro
Data comemorativas:O dia das
crianças.
Confecção de Mascaras de
personagens do livro:Bruxa, bruxa vem a minha festa.
Respeito a diversidade cultural.
|
Segunda feira:07/10/13
|
Terça- feira :08/10/13
|
1ª Etapa:
Leitura, interpretação e produção oral do livro “Bruxa, bruxa venha à minha
festa”
Oralidade
Apresentação
do livro/autor,titulo do livro.
Provocar as
crianças a fazerem uma previa sobre o enredo do livro, fazer a leitura
interagindo com os alunos, instigando a curiosidade dos mesmos. Após o
momento da leitura e reflexão, perguntar aos alunos quais os personagens que
estão presentes na história.
|
2ª etapa:Produção de listra com o
nome dos convidados.Corpo humano, substantivo simples e composto.
Oralidade:
Perguntar se
os alunos já receberam convites, e para quê. Explorar ao máximo o
conhecimento prévio apresentado por
eles.
A professora
deve convidar os alunos para construir a lista de convidados do livro.
Trabalhar as
partes do corpo humano por meio de desenhos,onde cada aluno deverá desenhar
uma parte e ao final fazer a montagem para expor na sala.
Construção
da escrita.
Convidar os
alunos para identificar na lista dos personagens do livro os substantivos
simples e compostos.
Atividades individuais:
A professor poderá fazer o
desenho na lousa e /ou cartões com desenhos de alguns convidados do livro e na
frente marcassem o espaço de letras/ou silabas (para alunos não alfabetizados
) formarem palavras.
Produção de frases com o nome dos
convidados do livro ( alunos
alfabetizados).
|
Quarta-feira:09/10/13
|
Quinta-feira:
10/10/13
|
3ª etapa:Produção e
escrita de texto (convites) medida de comprimento.
Construção da escrita
Combinar uma festa com as crianças
juntamente com a professor\.
Preparar uma relação de
convidados ,listar a quantidade de convidados, a temática da festa quantidade de convidados
, a temática da festa será”festa a fantasia e construir o convite.
Oralidade:
Explorar o gênero textual e
perguntar quais tipos de convites que eles conhecem(listar ao tipos de
convites que os alunos citarem na aula,quais elementos que aparecem,em geral
em um convite.O professor neste momento deve encaminhar a discussão de forma
que os alunos consigam perceber a importância das informações referenciais em
um convite,tais como quem convida,para que, local, hora, dia .
Combinar com os alunos para que
eles tragam régua para sala, medir o rosto dos colegas e confeccionar as
mascaras.
Criar situações problemas com as
medidas adequadas pelos alunos e calcular.
|
4ª
etapa: correção / reconstrução e entrega dos convites. Ortografia
contextualizada, os sons do X. Noções de substantivos simples e compostos.
Oralidade
incentivar
os alunos a reconstruirem o convite, fazendo as devidas alterações
recomendadas pela professora.
Construção
da escrita
É um
momento muito importante para trabalhar a ortografia, quando as crianças
expressam suas dificuldades na escrita dos textos ( sem expor as fontes). As
crianças podem ler o convite e / ou ler o nome do destinatário. Realizar a
entrega dos convites. Elas deveram identificar na lista do personagens do
livro os substantivos simples e compostos, e produzir frases.
|
Sexta-feira:
11/10/13
|
Considerações
finais
|
5ª etapa: culminância
da rotina didática. Data comemorativa o dia das crianças, festa a fantasia.
Corpo humano. Confecção de máscaras. Respeito a diversidade cultural.
Oralidade
No primeiro momento a
professora deverá dialogar com os alunos sobre a diversidade cultural
abordado no livro, deixar que eles expressem suas opiniões.
Atividade individual
A professora distribuirá um
pedaço de papel com o nome da parte do corpo que os alunos deverão desenhar
e recortar, em seguida, os alunos
deverão montar o corpo humano no cartaz exposto na lousa. Após será feito a
confecção das máscaras e a comemoração do dia das crianças.
|
Após realizarmos o trabalho
com a rotina didática, percebe-se que esse método é mais proveitoso, pois
podemos usar o texto para trabalhar a interdisciplinaridade de conteúdos,
favorecendo o desenvolvimento contínuo das habilidades à serem alcançadas
pelos alunos do 2º ano.
|
Referencia
Bibliográfica
ARDEN: Druce e PAT: Ludlow.
Bruxa, bruxa vem à minha festa. Tradução: Gilda de Aquino 22ª
Reimpressão. Brinque. Book
|