sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Sequência didática. 2º Ano A e B



Escola Municipal Ensino Fundamental Teodomiro Neto
Diretora: Isleide
Coordenadora: Ivana
Professoras: Francilene Amorim
                    Maria das Dores da Silva Lima
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Turmas: 2º ano “A” e “B”
Tempo Previsto: Uma semana (07 a 11/09/13)
Semana da criança
Sequência Didática: Livro Bruxa,bruxa venha à minha festa.

Disciplinas: Português, ciências , matemática, geografia, história, Ed. Religião e Ed. Artes.

Habilidades a serem alcançadas:
Conteúdo:

*Escutar com atenção a leitura de textos de diferentes gêneros e questionando,sugerindo,argumentando os turnos de fala.
*Produzir textos oras e escritos.
*Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários.
*Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pela professora.
*Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas( x, gue e gui).
*Identificar semelhanças sonoras em sílabas e conhecer que as sílabas variam quanto às suas composições.
Ter noção de substantivos simples e compostos.
*Comparar grandezas de mesma natureza,por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medidas adequadas (metro,regua) compreensão do processo de mediada e das características do instrumento escolhido.
*Elaborar e resolver problemas de estrutura divisíveis utilizando estratégias próprias como desenho,decomposição de números e palavras.
*Identificar as partes principais do corpo humano.
*Ler o espaço geográfico de forma crítica através das categorias lugar, território, paisagem e regionais e / ou nacionais), identificar os fatos históricos aos quais se referem.
*Vivenciar os eventos comemorativos(locais, regionais, e/ou nacionais), identificar os fatos históricos aos quais se referem.
*Confeccionar máscaras de personagens da história em estudo.
*Conhecer o uso de funções sociais no respeito à diversidade cultural.
*Leitura,produção oral e escrita de texto(convite).
*Produção de lista com o nome dos convidados.
*Ortografias contextualizadas:os sons do X.
*Noções de substantivos (simples e composto)
*Corpo Humano
*Localizando lugares no bairro
Data comemorativas:O dia das crianças.
Confecção de Mascaras de personagens do livro:Bruxa, bruxa vem a minha festa.
Respeito a diversidade cultural.

Segunda feira:07/10/13
Terça- feira :08/10/13
1ª Etapa: Leitura, interpretação e produção oral do livro “Bruxa, bruxa venha à minha festa”
Oralidade
Apresentação do livro/autor,titulo do livro.
Provocar as crianças a fazerem uma previa sobre o enredo do livro, fazer a leitura interagindo com os alunos, instigando a curiosidade dos mesmos. Após o momento da leitura e reflexão, perguntar aos alunos quais os personagens que estão presentes na história.
2ª etapa:Produção de listra com o nome dos convidados.Corpo humano, substantivo simples e composto.
Oralidade:
Perguntar se os alunos já receberam convites, e para quê. Explorar ao máximo o conhecimento prévio apresentado   por eles.
A professora deve convidar os alunos para construir a lista de convidados do livro.
Trabalhar as partes do corpo humano por meio de desenhos,onde cada aluno deverá desenhar uma parte e ao final fazer a montagem para expor na sala.
Construção da escrita.
Convidar os alunos para identificar na lista dos personagens do livro os substantivos simples e compostos.
Atividades individuais:
A professor poderá fazer o desenho na lousa e /ou cartões com desenhos de alguns convidados do livro e na frente marcassem o espaço de letras/ou silabas (para alunos não alfabetizados ) formarem palavras.
Produção de frases com o nome dos convidados  do livro ( alunos alfabetizados).
Quarta-feira:09/10/13
Quinta-feira: 10/10/13
3ª etapa:Produção e escrita de texto (convites) medida de comprimento.
Construção da escrita 
Combinar uma festa com as crianças juntamente com a professor\.
Preparar uma relação de convidados ,listar a quantidade de convidados, a  temática da festa quantidade de convidados , a temática da festa será”festa a fantasia e construir o convite.
Oralidade:
Explorar o gênero textual e perguntar quais tipos de convites que eles conhecem(listar ao tipos de convites que os alunos citarem na aula,quais elementos que aparecem,em geral em um convite.O professor neste momento deve encaminhar a discussão de forma que os alunos consigam perceber a importância das informações referenciais em um convite,tais como quem convida,para que, local, hora, dia .
Combinar com os alunos para que eles tragam régua para sala, medir o rosto dos colegas e confeccionar as mascaras.
Criar situações problemas com as medidas adequadas pelos alunos e calcular.
4ª etapa: correção / reconstrução e entrega dos convites. Ortografia contextualizada, os sons do X. Noções de substantivos simples e compostos.
Oralidade
incentivar os alunos a reconstruirem o convite, fazendo as devidas alterações recomendadas pela professora.
Construção da escrita
É um momento muito importante para trabalhar a ortografia, quando as crianças expressam suas dificuldades na escrita dos textos ( sem expor as fontes). As crianças podem ler o convite e / ou ler o nome do destinatário. Realizar a entrega dos convites. Elas deveram identificar na lista do personagens do livro os substantivos simples e compostos, e produzir frases.
Sexta-feira: 11/10/13
Considerações finais
5ª etapa: culminância da rotina didática. Data comemorativa o dia das crianças, festa a fantasia. Corpo humano. Confecção de máscaras. Respeito a diversidade cultural.
Oralidade
No primeiro momento a professora deverá dialogar com os alunos sobre a diversidade cultural abordado no livro, deixar que eles expressem suas opiniões.
Atividade individual
A professora distribuirá um pedaço de papel com o nome da parte do corpo que os alunos deverão desenhar e  recortar, em seguida, os alunos deverão montar o corpo humano no cartaz exposto na lousa. Após será feito a confecção das máscaras e a comemoração do dia das crianças.
Após realizarmos o trabalho com a rotina didática, percebe-se que esse método é mais proveitoso, pois podemos usar o texto para trabalhar a interdisciplinaridade de conteúdos, favorecendo o desenvolvimento contínuo das habilidades à serem alcançadas pelos alunos do 2º ano.
Referencia Bibliográfica

ARDEN: Druce e PAT: Ludlow. Bruxa, bruxa vem à minha festa. Tradução: Gilda de Aquino 22ª Reimpressão. Brinque. Book















Um comentário: