ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TEODOMIRO NETO
DIRETORA:
ISLEIDE PEREIRA
COORDENADORA:
EDIVÂNIA BRITO
PROJETO
COMEMORAR E APRENDER
JACUNDÁ-PA 2013
PROFESSORES
ADENILDES
CINTIA
Angélica
de Melo Santos
Clézia
Ferreira Lima
Damares
Cruz de Oliveira
Elizangela
Pereira Silva
Francilene
Amorim Costa
Maria das
Dores Pereira da Silva
Maria das
Dores Souza Pinto
Raimunda
de Souza Silva
Verônica
de Sousa Silva
Período
de Desenvolvimento: 01 de
março a 30 de abril
GÊNEROS
TEXTUAIS: contos,
lendas, quadrinhos e poemas.
JUSTIFICATIVA
A proposta deste projeto é ampliar o repertório de atividades já
trabalhadas pelos professores referentes datas comemorativas, pois sabemos que
a busca por melhores práticas de sala de aula permeia nossas atividades como
educadores sempre preocupados com a educação de qualidade e com a relação que
estabelecemos com o nosso aluno com vistas ao aprimoramento do processo
ensino-aprendizagem. No dia-a-dia estamos sempre buscando novos caminhos para a
abordagem dos conteúdos das diversas áreas do saberes de modo integrado e menos
fragmentado.
As datas comemorativas poderão ser
utilizadas nesse sentido em atividades como produções de textos, cartazes,
murais, painéis produção de textos e relato de noticias de televisão e rádio.
Nos meses de março e abril temos as datas comemorativas que poderão ser
utilizadas nas atividades ao longo do bimestre. Para cada data comemorativa o
professor desenvolverá uma atividade de acordo com o plano de aula de sua
pesquisa assim como o conteúdo programático e o livro didático.
Desse modo, o referido projeto é
bimestral no qual serão desenvolvidos os conteúdos do 1º ao 5º ano de todas as
disciplinas envolvendo os eventos e datas comemorativas do 1º bimestre.
Objetivando exercitar a leitura, escrita e desenvolver o raciocínio lógico
matemático dos alunos despertando o interesse pelas aulas por meio de
histórias, realizações de trabalhos dinâmicos, lúdicos e criativos.
ACÕES DESENVOLVIDAS AO LONGO DO
BIMESTRE
Ênfase nas Produções de textos (para
3º 4º e 5º ano) para expor na sala de aula.
Exposição dos trabalhos referentes às
datas comemorativas.
Construção de um mural com os
principais gêneros textuais no espaço sala de aula.
Realização de um simulado mensal para
o 4º e 5º ano, entre os meses de março e de abril.
Leitura compartilhada de gêneros
textuais diversificados: contos, lendas e poemas.
Realização do evento para mobilização
da educação.
Realização de trabalhos em grupos com
distribuição de tarefas.
Confeccionar o mural
da higiene na sala de aula.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar ao aluno diferentes oportunidades de aprendizagens,
partindo da realização de atividades, envolvendo brincadeiras, jogos, textos,
desenhos confecção de mural, filmes documentários e etc.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar nos alunos hábitos de
leitura e produção textual através de leitura compartilhada de contos, lendas e
filmes infantil.
Realizar trabalho coletivo com os
alunos.
Incentivar a compreender as datas
comemorativas como fatores essenciais para a construção da nossa história.
Proporcionar ao aluno discernimento dos gêneros
textuais conforme a apresentação de trabalhos no mural.
Proporcionar a interação e a atenção dos alunos
através do gênero música e história infantil e incentivar o trabalho de criação
coletiva, desenvolvendo os aspectos sócio-motor, cognitivo e o senso critico
dos mesmos proporcionando-os vivencias do cotidiano.
METODOLOGIA
Aula
dialogada
Leitura compartilhada (histórias infantis)
Interpretação de texto
Cartazes
Quebra Cabeça
Confecção de cartões ( mulheres, páscoa)
Mensagens para as mulheres
Mural: A mulher é notícia
Frases para a mulher
Uso da sala do Proinfo (Os conteúdos serão
adequados e variados de acordo a série e abrangerá todas as disciplinas.
Palestra de conscientização
Pesquisas e debates
Trabalhos em grupo e individual
Produção de textos ilustrados e de várias formas
Histórias em quadrinhos (leitura e produção)
Contagem e recontagem de histórias
Quebra – Cabeça
Símbolos da Páscoa
Caça- palavras
Receita de um bombom ou ovo de páscoa
Ditado mudo
Resolução de problemas com materiais concretos.
Confecção do alfabeto ilustrado em fichas.
Brincadeiras variadas
Utilização de jogos pedagógicos para desenvolver a
leitura.
ATIVIDADES SEMANAIS
Quebra –
Cabeça
Símbolos da Páscoa
Caça- palavras
Receita de um bombom ou ovo de páscoa
Ditado mudo
Resolução de problemas com materiais concretos
Confecção do alfabeto ilustrado, fichas.
Brincadeiras variadas
Utilização de jogos pedagógicos para desenvolver a
leitura.
Confecção de cartões para o dia Internacional da
Mulher
Produção de mural “Dia da Mulher”
Momento da história
Confecção de jogos envolvendo adição e subtração
(cartela, dados e sucata)
Confecção de cartazes ilustrados
Leitura compartilhada de contos em livros
paradidáticos.
Proposta de debate para o dia da mentira.
Comentar sobre a higiene
CULMINÂNCIA
A culminância do referido projeto acontecerá até o
dia 30 de abril do corrente ano com exposições das atividades produzidas pelos
alunos do 1º ao 5º ano com apresentações, dos trabalhos propostos
pelos professores no intuito de transformar o ambiente escolar mais
agradável e também trazer a comunidade a participar dos eventos que acontecerá
na escola.
Apresentaremos também, por meio do workshop será
realizada a socialização na data prevista no calendário com a participação de
todos os professores com apresentação de relatórios e planejamento p/ o 2º
bimestre
AVALIAÇÃO:
Sabemos que avaliar é um processo no qual
detectamos as dificuldades e avanços na aprendizagem. Dessa forma os critérios
devem ser compreendidos com referência que permitem o avanço no que se refere
ao 1º bimestre.
A avaliação será contínua, qualitativa e
cumulativa, pois o processo de construção de conhecimento dará subsídios aos
educadores para perceber os avanços e dificuldades dos educando e assim rever a
sua prática e redirecionar as suas ações se for preciso.